sábado, 29 de setembro de 2012

Gestão do Tempo - Um desafio a cada dia.

Ontem era meu dia de postar e vi-me sem a menor possibilidade de fazê-lo. Porque?!? Apesar de sexta-feira ser um dia que tenho destinado para ficar em casa e tratar dos assuntos da Quinta e também pôr em dia as minhas pendências ontem saí de casa às 09h e só voltei às 22h30h.
Poderia ter tentado escrever, mas depois de um dia inteiro para um lado e outro com o meu marido a tratar dos mais variados assuntos. No fim da tarde tive que "correr" para ir buscar a Eduarda na creche para levá-la ao parque para brincar com os amigos e depois comer pizza.
Quando cheguei em casa ainda pensei em escrever, mas o cansçao venceu eu só queria contar a histórinha para a Eduarda (minha filha) e dormir também.
Daí que surgiu a idéia de escrever sobre o tema "Gestão do Tempo".
Como a maioria das mulheres tenho multitarefas e constantemente decido dar um "STOP". Como assim? Decido parar e descansar, esfriar a cabeça, relaxar e começar tudo de novo. É que tem horas que começo a ficar tão acelerada que acabo por não fazer nada como tem que ser.
Sigo alguns passos para gerir meu tempo de modo mais eficaz que são; no dia anterior penso que no que tenho que fazer no dia seguinte, hierarquizo por prioridades e deixo no fim aqueles assuntos que se o tempo não permitir, o acaso, contratempos... e imprevistos (risos) poderão ficar para o outro dia. Partilho a "agenda" com o Tino e negociamos uma divisão dos assuntos, uma vez que, trabalhamos juntos aqui na Quinta.
Ah! Claro que conto com a minha querida agenda, com meus apontamentos e também número de telefones. Vocês podem pensar, "que coisa mais arcaica"... não, não é, ontem para completar o dia cheio ainda acabou a bateria do meu telefone, ou seja, a agenda sempre ajuda. Outro detalhe importante sei o telefone do meu maridinho de cabeça que me apoia e ajuda com a nossa pequena.
Como não temos babá dividimos algumas tarefas meu marido leva a Eduarda para a creche eu vou buscá-la.

Mas, mass... no meio de toda a correria existe uma palavra importante no meu dia-a-dia que é a FLEXIBILIDADE. Tenho consciência que nem sempre as coisas acontecem como eu planejo, daí que é sempre bom ter o plano B, ou seja, alternativas, para contornar e resolver o que ficou por resolver.
Detalhe, reclamar que nada dá certo, reclamar da vida e dos problemas que não se resolvem não é a melhor solução, AJA, REAJA e siga em frente.
É isso gente! Respirar fundo e encarar os desafios do dia-a-dia com ATITUDE positiva, sorrir mais e descontrair.
Vou ali aproveitar o fim de tarde com meus amores...

Mente sã, corpo sã. Bom fim-de-semana! Saudações de terras lusas. :)

Taciana 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Reviravoltas na Psicologia


Logo que iniciei a faculdade de psicologia imaginei que iria para a área escolar, pois como já tinha a graduação de licenciatura em Letras, seria mais fácil conciliar as teorias. Porém logo no segundo semestre fui informada que a maior disponibilidade de vagas de estágio eram na área organizacional e que para conquistá-las só com fazendo cursos, e assim comecei com os de curta duração e logo estava fazendo a Formação em Recursos Humanos.

E assim foi até quando se aproximaram as disciplinas de Teorias e Técnicas Clínicas de cada abordagem, quando conheci o Behaviorismo Radical e a Análise do Comportamento. Me senti em casa. Linha de pensamento direta, objetiva, porém em nada superficial. E então cursei outra Formação.

Me formei e continuei como profissional na área organizacional, mas confesso que com alguma dificuldade em colocar (como desejavam alguns patrões) o lucro acima das pessoas. Estudei teorias que ajudam na qualidade de vida no trabalho, no desenvolvimento humano e não a manipular com objetivo de levar maior lucro à empresa. NÃO estou falando mal da área organizacional!!!!! Só dei o azar de passar por empresas que não sabiam dar o devido valor ao trabalho maravilhoso que pode ser feito com as pessoas e que sim... acaba gerando lucro. Mas vai explicar isso para os donos das empresas...??? ... bem que tentei... várias vezes!

Até então estava com todos os planos, metas e objetivos traçados, programados com datas e prazos. Quando eu achava que tinha todas as respostas, a vida mudou todas as perguntas. Em 5 meses: ganhei bebê, fui demitida, me separei... Mas não deixei a bola cair, afinal o maior sonho de toda minha vida estava realizado: eu era MÃE!

E as reviravoltas da vida me levara a atuar na área clínica com crianças e adolescentes que eu amo mesmo, apesar de algumas frustrações quanto a mudanças de comportamentos dos pais, mães e alguns avós... que acabam dando tanto, ou mais trabalho que as próprias crianças. E ando estudando e aprofundando mais e mais na área de psicologia social (que nunca havia entrado na minha lista de possibilidades).

Projetos? Planos? …não... Hoje penso mais em realizar sonhos... A maternidade e a psicologia são sonhos realizados, tenho vários outros... as sementinhas estão sendo plantadas, vamos ver se o tempo, a terra e os meus cuidados vão ser bons suficientes para florescerem. Se não? Escolho outra semente e começo tudo de novo...

Cristine Cabral

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eu e a Amizade


A Cristine já falou um pouco sobre nós e sobre a nossa ideia inicial para este Blog. Agora permitam-me que eu me apresente. Sou Taciana, brasileira, mãe, esposa, psicóloga, imigrante em Portugal. Moro em Portugal desde 2007 e concluí meu curso de Psicologia com mestrado Integrado em Psicologia Educacional na Universidade do Minho. 
Apesar da distância e da diferença de fuso (agora +4h) a internet permite contato diário com meus familiares e amigos no Brasil. Gosto de morar em Portugal mas vou todos os anos para o Brasil matar a saudade e recarregar as baterias com energia positiva e o astral dos meus conterrâneos.
Eu e Cristine somos amigas, muito amigas e somos muito diferentes. Ainda bem! Porque o que torna nossa amizade mais rica são os nossos diálogos recheados de compreensão, carinho e cumplicidade. Mesmo que não concordemos sobre algum assunto temos argumentos e compreendemos a opinião de cada.
Já são mais de 20 anos de amizades.( Já?!?!) Definitivamente o que é verdadeiro só nos faz bem, os anos passaram e continuamos a nos gostar, a se divertir, a implicar, a curtir nossas filhas... falar da vida e agora trocamos muitas teorias para pôr em prática.
Discutimos sobre nossos casos e agora vamos escolher alguns temas para abordar de um modo simples e prático à luz da nossa querida Psicologia.
Resumindo, hoje falei sobre a importância da amizade para o nosso equilíbrio e bem estar.

Bom fim de semana e saudações de terras lusas. 

Taciana Ferreira

P.s Hoje começa o Outono em Portugal. :) Folhas, vento e lá vem o friooooo...














quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dando início às nossas atividades

        Hoje estou inaugurando o nosso blog. Aqui iremos falar sobre as maravilhas e dificuldades de ser mãe e profissional. E como psicólogas temos conhecimento de diversas teorias sobre educação, desenvolvimento infantil, aprendizagem, mas que na hora de por em prática não é tão simples assim. Por outro lado não nos guiamos exclusivamente pelo coração, pois temos consciência de como o que é feito hoje pode trazer de consequência para as nossas pequenas.

       Aos poucos vocês irão nos conhecer melhor. Tudo que envolva nossa rotina como mãe, como profissional, como estudante, como mulher, a vida e o desenvolvimento das nossas pequenas poderá ser comentado, analisado ou até mesmo desabafado por aqui. Sejam bem-vindos e voltem sempre.

Postagem de hoje assinada por Cristine.