segunda-feira, 20 de maio de 2013

Para Vanessa com Carinho

Hoje resolvi fazer uma postagem extra para homenagear uma amiga muito querida que me emocionou muito com a postagem Para Cristine com Carinho.

Essa amiga querida faz aniversário hoje e não posso dar-lhe um abraço pessoalmente visto que mais de 2.500 km nos separam. E acho que aqui é um local adequado, pois sem ela não seria a profissional que sou.

Nos conhecemos no meu primeiro estágio na área organizacional e lá comecei a tê-la como referência. Foi ela que me explicou pela primeira vez  que é reforço e punição.

Estávamos num intervalo entre uma aula e outra comendo pipoca de chocolate e conversando sobre Análise do Comportamento que até então não tinha a menor noção. Olhando para as fontes frente a Centro de Convivência perguntei-lhe por que eu sentia vontade de pisar descalça nelas. E ela me respondeu com outra pergunta:

- O que de bom teria em fazer isso?
- A sensação de sentir a força da água contra os meus pés.
- E porque não faz isso?
- Por que iria chamar muita atenção. O povo iria achar que eu sou doida.
- Então: a sensação que você imagina é um reforço positivo. E você não faz devido a punição social.

Neste dia me nasceu uma behaviorista. :)

Claro que as palavras não foram exatamente essas, mas a ideia geral foi bem assim. Só tenho muito a agradecer à minha grande amiga que sempre esteve perto, mesmo quando longe. Sempre é uma referência profissional, mesmo agora que estamos em áreas diferentes de atuação. Ela é a minha mestra, em breve, com direito a título de fato.


A Vanessa é uma pessoa amável, uma batalhadora que não desiste do que deseja, mas que sabe abrir mão quando se faz necessário, sem traumas ou ressentimentos. É o exemplo de pessoa que tem a sabedoria de diferenciar as lutas que valem a pena e o que é pura perda de tempo. Tem uma paciência (quase) sem limites e nunca a vi perder a classe. Mesmo quando seu mundo estava prestes a desabar.
Confesso que tenho inveja da capacidade dela de ouvir música enquanto estuda e escreve e que já tive ciúmes do G7 (risos).

Amiga, te desejo tudo de muito bom e que sua nova vida de moradora de cidade do interior te traga toda a paz que você merece. Que consiga alcançar seu sucesso profissional e continue sendo minha fonte de inspiração. E quem sabe daqui a algum tempo você não se junte a nós aqui e seja também uma PsicoMãe?!
Sem pressão viu?! (risos)

Toda felicidade do mundo pra você.!!!!!

Com muito carinho e amor,
Cristine Cabral


Um comentário:

  1. Tine, se vc se emocionou com o meu post eu fui às lágrimas com o seu! Fico tão feliz por vc ter me como exemplo, rsrsrs. E olha que eu não sabia disso antes... Isso me faz acreditar que ando acertando na vida, e tbm ter ainda mais responsabilidade com minhas atitudes! Obrigada pelas belas palavras sobre mim. É muito bom receber carinho de quem a gente ama, ainda que a distância. Nossa amizade tem aproveitado bem as tecnologias para se manter firme e forte! Também lhe admiro muito e vc eh meu exemplo da mãe que eu quero ser um dia. E sendo assim, espero em breve fazer parte desse psicomães! Grande bj!

    ResponderExcluir