sábado, 29 de setembro de 2012

Gestão do Tempo - Um desafio a cada dia.

Ontem era meu dia de postar e vi-me sem a menor possibilidade de fazê-lo. Porque?!? Apesar de sexta-feira ser um dia que tenho destinado para ficar em casa e tratar dos assuntos da Quinta e também pôr em dia as minhas pendências ontem saí de casa às 09h e só voltei às 22h30h.
Poderia ter tentado escrever, mas depois de um dia inteiro para um lado e outro com o meu marido a tratar dos mais variados assuntos. No fim da tarde tive que "correr" para ir buscar a Eduarda na creche para levá-la ao parque para brincar com os amigos e depois comer pizza.
Quando cheguei em casa ainda pensei em escrever, mas o cansçao venceu eu só queria contar a histórinha para a Eduarda (minha filha) e dormir também.
Daí que surgiu a idéia de escrever sobre o tema "Gestão do Tempo".
Como a maioria das mulheres tenho multitarefas e constantemente decido dar um "STOP". Como assim? Decido parar e descansar, esfriar a cabeça, relaxar e começar tudo de novo. É que tem horas que começo a ficar tão acelerada que acabo por não fazer nada como tem que ser.
Sigo alguns passos para gerir meu tempo de modo mais eficaz que são; no dia anterior penso que no que tenho que fazer no dia seguinte, hierarquizo por prioridades e deixo no fim aqueles assuntos que se o tempo não permitir, o acaso, contratempos... e imprevistos (risos) poderão ficar para o outro dia. Partilho a "agenda" com o Tino e negociamos uma divisão dos assuntos, uma vez que, trabalhamos juntos aqui na Quinta.
Ah! Claro que conto com a minha querida agenda, com meus apontamentos e também número de telefones. Vocês podem pensar, "que coisa mais arcaica"... não, não é, ontem para completar o dia cheio ainda acabou a bateria do meu telefone, ou seja, a agenda sempre ajuda. Outro detalhe importante sei o telefone do meu maridinho de cabeça que me apoia e ajuda com a nossa pequena.
Como não temos babá dividimos algumas tarefas meu marido leva a Eduarda para a creche eu vou buscá-la.

Mas, mass... no meio de toda a correria existe uma palavra importante no meu dia-a-dia que é a FLEXIBILIDADE. Tenho consciência que nem sempre as coisas acontecem como eu planejo, daí que é sempre bom ter o plano B, ou seja, alternativas, para contornar e resolver o que ficou por resolver.
Detalhe, reclamar que nada dá certo, reclamar da vida e dos problemas que não se resolvem não é a melhor solução, AJA, REAJA e siga em frente.
É isso gente! Respirar fundo e encarar os desafios do dia-a-dia com ATITUDE positiva, sorrir mais e descontrair.
Vou ali aproveitar o fim de tarde com meus amores...

Mente sã, corpo sã. Bom fim-de-semana! Saudações de terras lusas. :)

Taciana 

Um comentário:

  1. Muito interessante esse post. Não saber gerir nosso tempo pode nos fazer escravos dele. Muitas vezes pensamos que somos multi por fazer varias coisas ao mesmo tempo, mas na verdade não estamos fazendo nada... Se hoje estou aqui comentando esse post com a cabeça em varias coisas que ainda precisam ser feitas eu não me permito viver esse momento único de estar aqui. A aceleração de nossas vidas e a atual sociedade do imediatismo nos sufocam, e as vezes criamos uma série de situações malogradas. Como foi dito acima no texto a flexibilidade é fundamental.Um planejamento do dia com a ajuda de uma agenda para mim é importantíssimo...Para os que tem dificuldade em lidar com frustrações ter sempre um plano B guardado ajudará bastante também.

    ResponderExcluir