sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mãe de primeira viagem

A maternidade é algo que encanta e sempre encantará muitas pessoas o que vem a seguir a ela é que nem sempre é tão encantador. Costumo dizer que repetiria tudo para ter minha filha, mas que foi duro foi! Mudei e amadureci muito nos primeiros meses e apesar  de já ter 31 anos quando a Eduarda nasceu não tinha muita experiência com crianças.
Devem estar a se perguntar; mas afinal foi bom ou não foi? (risos). Sim foi! Hoje já consigo rir do primeiro mês com a Duda em casa ela chorava até 1h da manhã todos os dias até descobrirmos que o meu leite não estava sendo suficiente.
Como moro fora não pude contar com o suporte social da família, mas tive a Grande, Grande sorte de ter meus pais aqui comigo. Sou e serei eternamente grata pela presença deles.
Muitas mulheres se sentem inseguras com as mudanças do corpo, como o relacionamento com os maridos... com isso e aquilo e mais isso que nem conseguem curtir a gravidez. Acho que com tantas mudanças sociais a maternidade tem deixado de ser vista como algo que é "natural" para se tornar um "bichinho de sete cabeças". Mas como? Bem, antes dos filhos nascerem escuto pessoas antecipando todas as mudanças, todo o trabalho que vão ter, no sono que vão perder ...  que me pergunto, mas afinal querem ter filhos ou não??!
Percebem onde quero chegar!?! Acompanho alguns casos de negligência e violência contra a criança e cada vez mais penso...existem pessoas que deveriam ser proibidas de terem filhos. Sério!

Eu tive alguns problemas, os pontos da cesariana inflamaram, tive mastite e por isso só consegui amamentar a Duda até os 3 meses... contudo nada conseguiria superar o meu amor pela minha filha e alegria de ser mãe.
O tempo que tenho com ela e quando estou com ela não considero trabalho e sim responsabilidade, cuidado, eu quis ser mãe assumi esse compromisso e para mim o que faço para ela é natural. E sei que muitas pessoas também partilham desse pensamento, que bom!
Meu marido também meu deu muito apoio e recordo que foi ele quem deu o primeiro banho na Eduarda. Somamos imensa alegria e amor em nossas vidas.
E quanto as dúvidas com relação ao relacionamento do casal, claro que muda, mas essa mudança pode ser vista com maturidade e cumplicidade. Algumas mães deixam os maridos de "lado" para estar com o filho, uma dica é envolver o pai em algumas tarefas ou atividades diárias da criança.
Porque não a hora do casal? Durante a semana eu saía do curso e ia almoçar com o meu marido...
Apesar de não termos babá conseguimos ter as nossas horas e também adoramos estar com a nossa filha. Por diversas vezes tentei sair só com o Tino e ele dizia; "mas a Eduarda gosta tando de estar conosco". (risos).
Mamães de primeira viagem... não existe receita de bolo para o funcionamento de um casal... mas se houver amor e principalmente cumplicidade (diálogo) tudo fica mais fácil...

Saudações de terras lusas.

Taciana Ferreira



2 comentários:

  1. Muior legal Taciana. Escrevi um pouco sobre foi a minha experiencia no meu blog http://psicotropica-psicotropicacom.blogspot.com.br/... nós passamos pela gstação de um filho e de um novo eu... abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei muito do seu texto e pesquei esta frase sua..."existem coisas que são simplesmente para ser vividas e não explicadas...". Pois é...acho que vivemos um momento de excesso de informação em que as pessoas esquecem que a maternidade é natural e não precisa de manual...enfim..bjinhos!

    ResponderExcluir