sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A mãe perfeita erra?

Aqui estou eu já com saudades do Psicomães, que estava de lado porém não esquecido. Em fase de readaptação à minha cidade natal, Fortaleza para a temporada que irei passar por estes lados. Mas mãe é mãe em todo lado e apesar das diferenças culturais muitas dúvidas e dilemas são semelhantes.
Escutei e escuto muitos discursos de mães que se preocupam imensamente em serem perfeitas. Que se culpam por estarem ausente (por conta do trabalho)... por gritarem, por castigar, por darem tudo, por conversarem...por tudo e nada. 

Não acham um peso muito grande a ser carregado? Acho que estamos esquecendo da famosa frase que crescemos ouvindo dos mais velhos... "errar é humano". 
Claro que todo esforço tem seu valor, mas fazer disso uma estilo de vida é viver em constante aflição!
E a aflição que se sente no dia-a-dia acumula e com facilidade é transportada para os filhos.
Escuto muitas mães aflitas com o novo "cargo" de ser mãe...muitas vezes soa como um peso, uma obrigação e até mesmo trabalho. Afinal antes de ser mãe somos mulheres, profissionais, donas de casa, esposas e mães... 

Muita pressão? Sim, mas para quem ama o que faz a pressão torna-se relativa. Com altos e baixos é claro...

E como faziam os nossos avós e bisavós? Com mais de 10 filhos??! Só de pensar no TAMANHO da responsabilidade sentida hoje com um, dois e dificilmente três filhos muitos pais param no primeiro. Mas porquê? 


Pais responsáveis querem acertar em tudo com os filhos, querem tudo do bom e melhor, querem os filhos felizes sempre. É possível tudo isso ao mesmo tempo?!? Não, afinal não estamos 24h felizes, temos problemas, desafios e tudo isso faz parte da vida. As crianças também precisam aprender que nem tudo é colorido, que nem tudo é doce e fácil. E muitas vezes é mais difícil para os pais aceitarem isso...


Realmente é difícil não ficar de coração partido ao ver o filho chorar quando quer algo que não se pode dar.
Mas assim como nós aprendemos a superar que não se pode tudo as crianças também precisam ser ensinadas. É um desafio, é! Mas educar é uma tarefa diária...

Por fim, a resposta para o título é que a mãe perfeita erra em querer ser perfeita (risos). 

Um bom fim de semana,

Taciana Ferreira


P.s Falo um pouco sobre o prazer de ser mãe e que precisamos ver tudo isso de um modo natural e não como obrigação no texto  "Quem ama cuida".





Nenhum comentário:

Postar um comentário