terça-feira, 8 de janeiro de 2013

2013 será...


"O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso."
Ariano Suassuna

Sou uma realista esperançosa convicta.

Ao longo dos meus 36 anos, sempre que algo não deu certo, algo melhor aconteceu. Você pode chamar isso de benção divina, coincidência, visão positiva da vida, resiliência, recompensa, destino, etc, dependendo da sua crença ou filosofia de vida.

Sei que por condicionamento operante, ou por regra (não sei), sempre que alguma coisa ruim acontece, sempre que algo que foi planejado não dá certo, fico de olhos abertos e atenta para saber o que de melhor está por vir. Não que as coisas caiam do céu sem que eu tenha que fazer nada, apenas acaba acontecendo que algo acaba sendo mais adequado do que aquela outra que não deu certo. Ou algo que não deu certo há algum tempo, passa a dar... Não sei explicar, sei que é.

Assim sendo nunca me "pré-ocupo" com coisa alguma. Para mim se preocupar é algo que não resolve, o que resolve é se ocupar do que se pode fazer. De que adianta estar no trabalho preocupada com o filho doente? Nem você trabalha direito, nem cuida do seu filho. Se ele está medicado, sob os cuidados de pessoas responsáveis, se o que ele tem não é tão grave, concentre-se no trabalho, faça o que deve ser feito naquele momento em que o trabalho é  a sua ocupação. Mas se por acaso respondeu "não" a alguma das perguntas anteriores, deixe o trabalho e ocupe-se do seu filho.

Sei que muita gente não concorda com essa minha forma de ver as coisas, tudo bem... mas sob o meu entendimento, um emprego ou trabalho pode-se encontrar outro igual, ou ainda melhor, já um filho...

Mais uma vez: essa é a MINHA forma de ver... não quer dizer que seja a certa. Apenas é a certa PARA MIM.

Duas figuras ilustram esse meu modo de pensar:

Esta é mais racional: 
Se você sabe que um problema tem solução, não precisa ficar se preocupando. Ocupe-se de fazer o que for necessário. Algumas vezes o que é necessário é ter paciência para esperar o momento adequado, ou que as outras pessoas envolvidas façam a parte que lhes cabem. Assim sendo: não precisa se preocupar que no tempo certo as coisas serão resolvidas.

Agora se o problema não tem solução, se não há nada que se possa fazer para mudar a situação... então só resta se conformar e "bola pra frente". Não que isso aconteça de uma hora para outra, as vezes é necessário um processo de elaboração de uma perda (de pessoa querida, de relacionamento, de oportunidade, etc), uma vivência e entendimento das consequências e então a busca por alternativas que possam ajudar a superar, ou mesmo substituir, dependendo do que seja. 



Já esta é para quem é religioso:

A própria oração já diz tudo. Com sabedoria é possível perceber o que se pode e o que não se pode mudar. Se é possível mudar: coragem e mãos à obra. Se não, é aceitação e serenidade para seguir com a vida.

No entanto sabedoria não vem apenas como benção divina, vem sob a forma de experiência vivida, de aprendizagem por meio das vivências dos que nos rodeiam, ou por meio de leituras e estudos.

Assim sendo concluo afirmando de 2013 será um ano maravilhoso, que excelentes mudanças vão acontecer, oportunidades e irão surgir e etc, etc, etc que sempre se fala no início do ano... 

Feliz 2013!!!!

Cristine Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário