sexta-feira, 29 de março de 2013

Se Deus quiser!


Tenho pensado já a um tempo em falar sobre religião apesar de considerar um assunto extremamente pessoal e delicado. Não quero ferir suscetibilidades e quero que fique claro que estou falando sobre o que EU sinto em relação a religião.

Meus pais são católicos e minha mãe é muito religiosa. Estudei em um colégio de freiras, mas desde cedo eu questionava muito os dogmas, os deveres...e os pecados. E lembro que quando adolescente não conseguia encontrar sentido em fazer uma confissão a um padre.

Cresci e aprendi a respeitar as escolhas dos outros e por curiosidade e até mesmo por busca pessoal conheci outras religiões... renovação carismática, espiritismo, budismo, umbanda...durante um período procurei explicação para muitas perguntas e na realidade nunca consegui encontrar as respostas que procurava. Consequentemente não encontrei uma religião com a qual eu me identificasse. Até que resolvi parar.

Hoje quando me perguntam que religião eu sigo, apenas digo que não tenho religião. Não quero com isso ser esquisita ou chocar os outros... apenas não fui "tocada" ou digamos "conquistada" por nenhuma.
Quando digo que não sou esquisita é porque consigo entrar em uma igreja, já fui várias vezes com minha mãe a Fátima, aqui em Portugal e acho tudo muito bonito, mas realmente não sigo.
É tanto que nunca sonhei em casar na Igreja e por isso só casei no civil, não faria algo só porque "todos" fazem, ou só para ficar bonito, isso sim seria agir de maneira inadequada.

Minha filha tem 4 anos e pensamos em batizá-la...depois da dúvida as coisas acabaram por não acontecer como queríamos e acabamos por desistir. Conversei com alguns colegas e descobri muitos adultos que não foram batizados e são boas pessoas e estão bem... Como sou prática e não gosto de remoer muito um assunto decidi que minha filha vai escolher se quer ser batizada como também quem serão os padrinhos para o seu batismo. Tenho mais dois irmãos e nenhum de nós teve sorte com os padrinhos (risos). Por isso...

Ainda tenho muita perguntas para encontrar a resposta e realmente fico admirada com o mundo em minha volta e o que conseguimos fazer com ele, mas também questiono os comportamentos religiosos onde as pessoas pregam uma coisa e fazem outra. Tenho visto ultimamente tanta ostentação e tanta esbanjamento que achei super interessante termos um Papa Franciscano, isso sim, está bem enquadrado. Acho que as pessoas deviam pensar um pouco mais no que andam a falar e fazer...vamos agir bem em vez de falar...  

Como pode em pleno século XXI tantas pessoas morrerem de fome??? E outras sociedades com sérios problemas de obesidade??? Preconceito, maus-tratos, violência... aberrações... e tanta morte em nome de religiões?!?!?

Daí que as vezes quando escuto a frase "Se Deus quiser", sempre penso... as coisas não dependem só de Deus, preciso fazer algo. Concordo que a fé para os que acreditem tem muita força, pois favorece o bem-estar e torna as pessoas mais otimistas, mas colocar a responsabilidade de tudo nas mãos de Deus é muito!

É Páscoa! Momento de partilha e convívio com a família... o que vemos? Muito apelo ao consumo e excessos ...será esse o verdadeiro sentido da Páscoa? A gula não é um pecado?



Saudações de terras lusas...

Uma Páscoa consciente!


Taciana Ferreira






Nenhum comentário:

Postar um comentário